Veja o que aconteceu com o cérebro de uma criança que comeu tinta com chumbo

O apresentador do canal Chubbyemu – professor de medicina na Universidade de Illinois (EUA) – relata o interessante caso de uma criança de 4 anos de idade que ingeriu uma perigosa quantidade de tinta de um brinquedo antigo que continha chumbo em sua composição.

Chubbyemu descreve com detalhes a presença e efeitos do chumbo no cérebro, rins, sangue e ossos; e em como os sintomas surgem conforme aumentam os níveis tóxicos do chumbo no organismo. Além de ressaltar que exposições na infância podem ter um longo impacto na vida do paciente.

VIa SenseiAlan no Flickr.
Antigo anúncio de uma tinta branca contendo chumbo.

Alertamos que não é necessário pânico em relação à tinta nos brinquedos vendidos atualmente – e que possuem selo de qualidade – pois a legislação proíbe a presença de chumbo na composição. Mas ainda resta a cautela com brinquedos antigos, tintas velhas e materiais com procedência duvidosa.

Vídeo com legenda em português (Brasil).

No Brasil a ANVISA estabelece um limite máximo de 0,05 mg de chumbo por quilograma de suco ou néctares de frutas (RESOLUÇÃO – RDC Nº 42, DE 29 DE AGOSTO DE 2013). E aparentemente não temos recomendações de limites de consumo de sucos de frutas no Brasil.

Atenção! Não utilize este texto ou vídeo como uma fonte de informações de avaliação final de sintomas! Procure um médico!

Aos que estão interessados em mais informações e referências indico ler a descrição do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=5qHxEjINCAg no qual Chubbyemu fez uma coleção de artigos sobre o tema.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário