A caixa de material radioativo do Cody

0
Medidor de radiação – Geiger.

O Cody Don Reeder, do canal Cody’s Lab, possui uma ousada coleção de materiais radioativos.

No vídeo abaixo ele resolveu mostrar alguns dos itens radioativos que mantém dentro de uma caixa. Para minimizar o vazamento de radiação ele envolveu a caixa com barras de chumbo. E comenta que futuramente iria construir um recipiente feito totalmente de chumbo para armazenar o material com maior segurança.

Mesmo com a proteção de chumbo o Cody mostra com um contador Geiger (medidor de radioatividade) que um pouco de radioatividade está ‘vazando’ por entre as barras de chumbo.

O que ele encontra primeiro na caixa são mantas usadas em lampiões à gas que contém tório em sua composição. O tório radioativo praticamente não é mais encontrado nesse tipo de manta no Brasil. A venda é proibida, mas alguma peça ainda pode existir em antiquários, em importações indevidas ou estoques antigos.

A caixa contém também um fragmento de mineral, de origem desconhecida, que contém urânio e que era de uma coleção do avô. O Cody comenta que a radioatividade está em torno de 6500 contagens por minuto (cpm). Além de várias outras rochas com alto conteúdo de urânio, com mais de 30.000 cpm, que foram compradas no site eBay! Uma amostra de óxido de urânio e alguns vidros que contém urânio na composição.

E por fim alguns tubos de vidro contendo isótopo de hidrogênio, o trítio, que é altamente radioativo.

Vídeo com legenda em português (Brasil).

O vídeo foi publicado em 2019, e em 2019 alguns fiscais do governo americano foram até a residência do Cody para fazer uma fiscalização sobre o material que ele armazenava. O Cody afirma que não sofreu sanções por causa disso, mas que teve algumas amostras apreendidas por esses fiscais!

Legenda e texto escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( luisbrudna@gmail.com ). Licenciatura em Química. Universidade Federal do Pampa.

Dica de mais material interessante

O que acontece se eu tiver um átomo de urânio no meu corpo?
Urânio – reações químicas e propriedades físicas do elemento


Nenhum comentário

Deixe um comentário