Carbono na Lua

jipe usado na missão apollo 17
Jipe usado na Lua durante a missão Apollo 17 (1972)

A Lua normalmente era considerada como um bom exemplo de um local livre de substâncias voláteis. No entanto, a história geológica do nosso satélite natural revela um passado vibrante e com semelhanças terrestres.

Em estudo publicado recentemente na revista científica Nature Geoscience um grupo de pesquisa, liderado por Diane T. Wetzel, investigou novamente as concentrações de carbono presentes em vidro vulcânico de amostras coletadas nas missões Apollo 15 e 17. As técnicas analíticas mais modernas permitiram um aprofundamento das informações que podem ser obtidas nessas amostras, e com isso foi possível perceber que as antigas erupções vulcânicas que ocorreram na Lua foram impulsionadas também por um processo de degaseamento (saída de gases) de monóxido de carbono (CO).

Em 2008, um artigo publicado por Alberto E. Saal e colaboradores já detalhava a presença de água nesse tipo de vidro vulcânico lunar em erupções que ocorreram a 3 bilhões de anos. Além disso demonstraram a presença dos elementos flúor, hidrogênio, enxofre e cloro em níveis condizentes com magma que possui uma similaridade em concentrações de voláteis com aqueles encontrados no manto superior na Terra.

Os dados obtidos por Wetzel também indicam que a quantidade de gases liberados durante as erupções lunares foram o suficiente para criar um efeito de ‘fontes de fogo’ (fire fountain) semelhantes aos vistos em erupções vulcânicas na Terra.

“Embora mais dados ajudariam a confirmar nossa hipótese, as evidências apresentadas sugerem uma origem em comum nos voláteis na Terra e Lua, e resulta em um importante reforço nos modelos de formação e evolução lunar”, conclui o artigo.

Artigo original em
Volatile content of lunar volcanic glasses and the presence of water in the Moon’s interior.
SAAL, Alberto E. et al. – Nature, v. 454, n. 7201, p. 192-195, 2008.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Veja também
Titânio na Lua

Escreva um comentário