Cobre

Cu

Número atômico: 29
Peso atômico (massa atômica relativa): 63,546(3)
Ponto de fusão: 1357,77 K (1084,62 °C)
Ponto de ebulição: 2835 K (2562 °C)

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Vídeo antigo

Áudio

Imagens

Clique para ampliar
miniatura disco cobre fresnel

glóbulos do metal
tubo de ensaio


cotidiano do elemento

Playlist – Cobre

Posição do elemento cobre na tabela periódica

Grupo 11
Período 4
Bloco d

localização do elemento químico cobre na tabela periódica
clique na imagem para ampliar

Como colecionar?

Um pedaço de fio de cobre já garante uma bela amostra.

Origem do nome

O nome cobre tem origem no latim cuprum, no contexto de aes cyprium, que significa metal de Cyprus – uma ilha com antigas minas de cobre.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Como a estrutura cristalina do cobre muda quando ele esfria de seu ponto de fusão até a temperatura ambiente?
À medida que o cobre esfria de seu ponto de fusão (1.084,62 °C) até a temperatura ambiente (25 °C), ele passa por uma transição de fase do estado líquido para o estado sólido. À medida que a temperatura cai, os átomos no cobre líquido começam a se organizar em um padrão tridimensional repetitivo conhecido como estrutura cristalina. A estrutura cristalina do cobre à temperatura ambiente é cúbica de face centrada (fcc). Em altas temperaturas, os átomos de cobre são mais desordenados, então a estrutura cristalina é menos definida. À medida que a temperatura cai, os átomos tornam-se mais ordenados e a estrutura cristalina torna-se mais bem definida.

Como nosso mundo seria diferente se cada circuito elétrico fosse feito de um elemento diferente além do cobre?
Seria significativamente diferente em termos de condutividade elétrica e custos de produção. O cobre é muito utilizado em circuitos elétricos devido à sua excelente condutividade e custo relativamente baixo. Se um elemento diferente for usado, ele pode ter um nível diferente de condutividade, afetando a eficiência dos sistemas elétricos e aumentando potencialmente os custos de produção. Além disso, diferentes elementos podem ter propriedades diferentes que podem levar a desafios e limitações inesperadas na produção e uso de sistemas elétricos.

Podemos usar prata em fios e circuitos elétricos no lugar do cobre?
Sim, a prata pode ser usada no lugar do cobre em circuitos elétricos. Na verdade, a prata tem uma condutividade mais alta que o cobre, tornando-a um condutor de eletricidade muito mais eficiente. No entanto, a prata também é muito mais cara que o cobre, o que a torna menos prática para uso generalizado em sistemas elétricos. Além disso, a prata é um metal mais macio e pode não ser tão durável quanto o cobre em certas aplicações, como na fiação elétrica. Por essas razões, a prata é usada principalmente em aplicações elétricas especializadas onde é necessária alta condutividade e o custo não é uma grande preocupação, enquanto o cobre continua sendo o metal mais comumente usado para a maioria das aplicações elétricas.

Qual era a relação do cobre com a Idade do Bronze?
A Idade do Bronze é assim chamada porque foi nessa época que o bronze, uma liga de cobre e estanho, foi amplamente utilizado para a fabricação de armas, ferramentas e outros objetos. O uso generalizado da liga bronze foi possível graças à descoberta de como fundir o cobre, o que permitiu a produção em larga escala do metal. A Idade do Bronze foi um período de desenvolvimento cultural e tecnológico significativo e viu o surgimento de muitas civilizações antigas, como os sumérios, os egípcios e os indo-europeus. A disponibilidade de bronze desempenhou um papel importante no desenvolvimento dessas civilizações, pois permitiu a criação de ferramentas e armas mais duráveis, levando a avanços na agricultura, metalurgia e guerra.

Por que os humanos usaram a liga metálica bronze em vez de cobre para fazer ferramentas?
O bronze era preferido ao cobre puro para a fabricação de ferramentas e armas porque é um material mais duro e durável. O bronze é uma liga de cobre e estanho, e a adição de estanho ao cobre dá ao material maior resistência e dureza, tornando-o mais adequado para uso em ferramentas e armas. O cobre, por outro lado, é um metal relativamente macio e não tão forte quanto o bronze. Além disso, o bronze é bem mais resistente à corrosão do que o cobre, o que significa que ferramentas e armas feitas de bronze têm menos probabilidade de se degradar com o tempo. O uso generalizado de bronze foi um passo significativo no desenvolvimento tecnlógico humano, pois permitiu a criação de ferramentas, armas e outros objetos mais eficientes e eficazes, que por sua vez ajudaram a estimular avanços na agricultura, na metalurgia e guerra.

Outras informações

Cobre em conservas
Cobre – Ácido e pó
Por que a Estátua da Liberdade é verde?
Micro-organismos e cobre trabalham juntos na conversão de CO2

3 comentários

  1. vadim set 25, 2011
  2. hakie jul 10, 2012
  3. Jacinto Cabeção jun 7, 2023

Escreva um comentário