O uso de nióbio em baterias

O nióbio pode ser usado em eletrodos de baterias?

O nióbio é um metal com propriedades únicas, como alta condutividade elétrica e resistência à corrosão, o que o torna adequado para uso em baterias, principalmente em baterias de íons de lítio.

Nas baterias de íons de lítio, o nióbio pode ser usado como substituto de outros materiais, como o cobalto, no cátodo. Foi demonstrado que o nióbio melhora o desempenho das baterias de íon-lítio, principalmente em termos de aumento de densidade de energia e redução de custo. Além disso, como o nióbio é um material mais abundante e mais barato que o cobalto, ele tem o potencial de tornar as baterias de íon-lítio mais acessíveis e econômicas para uma ampla gama de aplicações.

No geral, o uso de nióbio em eletrodos de bateria é uma área de pesquisa e desenvolvimento contínuos e tem potencial para desempenhar um papel importante na melhoria contínua e no avanço das baterias e da tecnologia de armazenamento de energia.

Vale a pena notar que o uso de nióbio em baterias ainda é um desenvolvimento relativamente novo, e mais pesquisas são necessárias para entender completamente seu impacto potencial na indústria de baterias. Como resultado, o uso de nióbio em baterias ainda não é generalizado, mas é provável que se torne mais comum no futuro, à medida que os pesquisadores continuarem a explorar seus benefícios potenciais.

Também é importante notar que existem muitos tipos diferentes de baterias disponíveis no mercado, e os materiais específicos usados em cada tipo de bateria dependerão da aplicação pretendida e das características de desempenho desejadas. O nióbio é apenas um dos muitos materiais que podem ser usados em eletrodos de bateria, e seu uso dependerá de vários fatores, como custo, disponibilidade e desempenho.

Sugestões de referências
– YI, Ting-Feng et al. A review of niobium oxides based nanocomposites for lithium-ion batteries, sodium-ion batteries and supercapacitors. Nano Energy, v. 85, p. 105955, 2021.
– DING, H. et al. Niobium-based oxide anodes toward fast and safe energy storage: a review. Materials Today Nano, v. 11, p. 100082, 2020.
– GRIFFITH, Kent J. et al. Titanium niobium oxide: from discovery to application in fast-charging lithium-ion batteries. Chemistry of Materials, v. 33, n. 1, p. 4-18, 2020.

.

O material acima foi produzido com ajuda de inteligência artificial. O texto foi então revisado, corrigido e adaptado pelo Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle (Universidade Federal do Pampa).

Escreva um comentário