Cobalto

Co

Número atômico: 27
Peso atômico (massa atômica relativa): 58,933194(3)
Ponto de fusão: 1768 K (1495 °C)
Ponto de ebulição: 3200 K (2927 °C)

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Áudio

Imagens

(clique na imagem para ampliar)
espectrometro miniatura imagem vidro azul com cobalto miniatura

usos do cobalto no cotidiano
mineralogia do cobalto

Playlist – Cobalto

Posição do cobalto na tabela periódica

Grupo 9
Período 4
Bloco d

posição do elemento químico cobalto na tabela periódica
clique na imagem para ampliar

Como colecionar?

Alguns vidros e cerâmicas de cor azul contém cobalto na composição. Para ter uma amostra mais pura do elemento você pode optar por comprar um pouco de cobalto por 7 euros.

Origem do nome

A palavra cobalto tem origem do alemão kobalt, de kobold, que significa “gnomo”, um termo supersticioso usado para o minério de cobalto pelos mineiros. Essa expressão está relacionada com o fato de que muitos minérios de cobalto contém também o arsênio em sua composição. O arsênio se oxidava no processo de extração, gerando um óxido volátil e muito tóxico.

Libras

Seleção de perguntas e repostas

Que propriedades o cobalto possui que o tornam um componente vital na produção de ímãs de alta resistência?
O cobalto é um elemento importante na produção de ímãs de alta resistência porque possui propriedades magnéticas únicas que o tornam altamente responsivo aos campos magnéticos. Essa capacidade de resposta permite que o cobalto produza um forte campo magnético quando colocado em um campo magnético, o que o torna ideal para uso na produção de ímãs para uma variedade de aplicações, incluindo motores, geradores e máquinas de ressonância magnética. Além disso, o cobalto costuma ser ligado a outros elementos, como por exemplo, alumínio, níquel e ferro, para produzir ligas com propriedades magnéticas ainda mais fortes.

Como a capacidade única do cobalto de se ligar a outros elementos o torna um componente valioso na criação vidro e cerâmica coloridos?
A capacidade única do cobalto de se ligar a outros elementos o torna um componente valioso na criação de vidro colorido e cerâmica. Compostos de cobalto, como o óxido de cobalto, podem ser adicionados à misturas de vidro ou cerâmica para produzir cores azuis ou verde-azuladas profundas. Isso porque o cobalto absorve a luz nas regiões amarela e verde do espectro, o que potencializa a luz azul e violeta que é transmitida pelo material, resultando em um vidro ou cerâmica de cor azul. Além disso, a cor produzida pelo cobalto é estável e resistente ao desbotamento, tornando-o ideal para uso em aplicações nas quais a cor precisa permanecer vibrante ao longo do tempo, como em cerâmicas para fins decorativos ou em vidros coloridos para uso em instrumentos científicos.

Por que os minerais que contêm cobalto são considerados minerais de conflito?
Minerais contendo cobalto, como cobaltita e eritrita, são considerados minerais de conflito porque a mineração e o comércio desses minerais têm sido associados a abusos dos direitos humanos, incluindo trabalho infantil, trabalho forçado e outras formas de exploração na República Democrática do Congo ( RDC) e seus países vizinhos.
A RDC é um dos maiores produtores mundiais de cobalto, e sua indústria de mineração tem sido atormentada por corrupção, violência e instabilidade por muitos anos. Grupos armados, alguns ligados ao governo ou a países vizinhos, controlam muitas das minas e usam os lucros da venda de cobalto e outros minerais para financiar suas atividades.
Como resultado, muitas empresas que usam cobalto em seus produtos têm enfrentado pressão para garantir que suas cadeias de suprimentos estejam livres de “minerais de conflito” e para tomar medidas para lidar com os riscos aos direitos humanos associados a esses minerais. O esquema de certificação livre de conflitos foi estabelecido para ajudar as empresas a identificar e evitar o uso de minerais ligados a abusos dos direitos humanos, incluindo o cobalto.

Textos

Reações químicas e propriedades físicas

3 comentários

  1. vadim set 22, 2011
  2. Sandro ago 31, 2012
  3. Jamaispinto out 2, 2023

Escreva um comentário