Tálio – um metal útil e extremamente tóxico

0
precipitado amarelo formado em reação de nitrato de tálio com iodeto de potássio
Reação de nitrato de tálio com iodeto de potássio.

Um metal realmente tóxico? Tálio!

O canal Thoisoi2 demonstra, com todo cuidado e equipamentos de proteção necessários, as propriedades e reações químicas do elemento tálio.

A amostra que Thoisoi2 conseguiu era antiga e estava recoberta com uma grossa camada de resíduos que foi removida com ácido nítrico concentrado.; revelando a superfície brilhante do metal.

A fusão do tálio em 304 °C mostrou que o elemento realmente forma rapidamente óxidos quando exposto ao ar – com estados de oxidação +3 e um pouco usual +1.

Uma das reações demonstradas no vídeo abaixo é a bela reação de nitrato de tálio com iodeto de potássio produzindo iodeto de tálio e nitrato de potássio. Ressaltando que o iodeto de tálio tem aplicação em lâmpadas e materiais ópticos.

Antigamente compostos com tálio eram usados em assassinatos; cuja presença atualmente é facilmente detectada no corpo, denunciando o criminoso.

Vídeo com legenda em português.

Legenda e texto escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( luisbrudna@gmail.com ) – Licenciatura em Química – Universidade Federal do Pampa (Bagé).


Nenhum comentário

Deixe um comentário