É possível fazer gás hélio caseiro?

balões de festa vazios (via pixabay Ikaika)

Não.

Não é possível fazer gás hélio caseiro, da mesma forma que não é possível fazer ouro caseiro. O hélio é um elemento químico bastante inerte, e nenhum método caseiro produzirá hélio.

Existem diversos vídeos no YouTube e sites pela internet que possuem títulos ou descrições com a promessa de fazer um ‘gás hélio caseiro‘. Na verdade o que muitos fazem não é hélio, é uma produção de gás carbônio (CO2) – ou pela reação de bicarbonato de sódio ou pelo uso de algum comprimido efervescente. E o resultado é decepcionante! Balões enchidos com gás carbônio (CO2) não flutuam como os balões enchidos com hélio. É mais barato e prático encher os balões com a boca! 🙂

Em alguns casos específicos os vídeos vão além e mostram como produzir gás hidrogênio. Jamais faça isso! O hidrogênio é um gás explosivo e os balões poderão facilmente explodir com extremo perigo para as pessoas próximas.

Outro conselho! Se você conseguir o verdadeiro gás hélio evite brincar com o produto. É perigoso e pode causar asfixia.

Leia também
O perigo do nitrogênio líquido

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário