Hélio

He

Número atômico: 2
Peso atômico (massa atômica relativa): 4,002602(2)
Ponto de fusão do hélio: 0,95 K a 26 atm (-272,2 °C)
Ponto de ebulição do elemento hélio: 4,22 K (-268,93 °C)

Onde existe e qual é a utilidade do hélio?

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Vídeo antigo

Áudio

Imagens

(clique para ampliar)
amostra

 Playlist – Hélio

Posição do hélio na tabela periódica

Grupo 18 (grupo dos gases nobres)
Período 1
Bloco s

Como colecionar?

Você pode encontrar o hélio em balões de festas do tipo que flutuam. O indicado é que o hélio seja armazenado em uma ampola ou cilindro adequado. Os balões perderão lentamente o hélio por serem porosos.

Origem do nome

O nome é derivado do grego, ‘helios‘ que significa Sol, pois foi analisando a luz da coroa do sol que o hélio foi detectado pela primeira vez.

Libras

À medida que nos aprofundamos no estudo do hélio e de outros elementos, somos lembrados de que eles são blocos de construção fundamentais do universo e seu estudo pode aprimorar nossa compreensão do cosmos e nosso lugar dentro dele. O hélio, como todos os elementos, é um lembrete dos mistérios e maravilhas do universo, que estamos apenas começando a desvendar.

Perguntas e respostas

Por que o hélio é usado em máquinas de ressonância magnética?
O hélio líquido é usado em máquinas de ressonância magnética porque é usado para resfriar os ímãs supercondutores que geram o poderoso campo magnético usado no processo de geração de imagens. Os ímãs devem ser resfriados a temperaturas muito baixas para funcionarem corretamente, e o hélio é um refrigerante eficiente para esse fim, pois tem baixo ponto de ebulição e é inerte, ou seja, não reage quimicamente com outros materiais. Além disso, a alta condutividade térmica do hélio ajuda a transferir o calor dos ímãs com eficiência, e sua baixa viscosidade permite um fluxo fácil através do sistema de resfriamento.

Quais elementos químicos estão sendo criados no Sol agora?
O Sol é composto principalmente de hidrogênio e hélio e, por meio da fusão nuclear, cria hélio a partir de átomos de hidrogênio. Além do hélio, o Sol também cria pequenas quantidades de outros elementos químicos, como por exemplo, o carbono, nitrogênio e oxigênio, por meio de um processo conhecido como ciclo CNO. Esses elementos são então expelidos para o espaço através do vento solar e podem eventualmente ser incorporados a planetas e outros corpos celestes.

É possível produzir hélio através da fissão nuclear?
Sim, é possível produzir hélio por fissão nuclear. Durante uma fissão nuclear, elementos pesados como urânio ou plutônio são bombardeados com nêutrons, o que os faz se dividir em dois ou mais elementos mais leves e liberar energia. Um dos produtos dessa reação pode ser o hélio, embora não seja o resultado mais comum e normalmente ocorra em quantidades muito menores em comparação com o hidrogênio e outros elementos mais leves. A produção de hélio através da fissão nuclear não é uma fonte significativa do elemento e é principalmente um subproduto da geração de eletricidade em usinas nucleares.

Mais informações

Hélio e as mudanças climáticas – A ciência e tecnologia
Hélio líquido – parte 1
Balão comestível com hélio
Um elemento em perigo de extinção?
Hélio líquido e os balões de festa
Nascimento do hélio
Hélio disfarçado de hidrogênio
Propriedades físicas do elemento

4 comentários

  1. maria monique mar 27, 2012
  2. ana luiza ago 1, 2012
  3. jonathan Lucas out 22, 2013
  4. jonathan Lucas out 22, 2013

Escreva um comentário