Hélio – propriedades físicas do elemento químico

Hoje, o canal Thoisoi2 fala sobre o elemento químico hélio; e inicia ressaltando que o hélio é um elemento relativamente raro, e que mesmo assim infelizmente é desperdiçado em balões de festa.

Os lentos processos de formação das reservas de gás hélio, que se acumulam no subsolo, estão relacionados com os decaimentos de minerais radioativos. Sendo que as acumulações deste gás não ocorrem na mesma velocidade com que ele é utilizado atualmente na indústria e em laboratórios de pesquisa científica. No futuro podemos ficar sem este precioso gás!

Maxim Bilovitskiy também faz um importante alerta de que é perigoso fazer a brincadeira de aspirar hélio para mudar a voz. A repetição pode causar sufocamento e até a morte.

A demonstração do brilho do gás quando submetido a uma elevada tensão elétrica é feita de forma bem semelhante ao já visto no vídeo sobre o elemento xenônio.

Vídeo com legenda em português

Dicas de mais material:
Um elemento em perigo de extinção?
Nascimento de átomos de hélio
O elemento disfarçado

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário